Curso em Alfenas
33º Curso de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e Eficiência Reprodutiva em Bovinos

Próxima data: não agendado
Número de vagas: 0

Valor: não agendado

Local: não agendado

Ao realizar o curso de IATF, o participante ganha 5% de desconto em qualquer outro curso da Biotran.
5 razões para fazer este curso
1 Para adquirir conhecimentos imprescindíveis para atuar de forma coreta utilizando a principal ferramenta de melhoramento genético e de maior evolução.
2 Aprender a utilizar a IATF para melhoria do desempenho reprodutivo.
3 Ter condições para praticar a correta triagem de vacas, e outras variáveis relacionadas à propriedade, garantia de resultados.
4 Saber indicar a diferença entre os protocolos, ação de cada um dos hormônios e como utilizá-los no momento e dose correta.
5 Não somente recomendar a IATF, mas indica-la de forma que realmente se possa ter resultados, aumentando sua remuneração.


Curso indisponível!
Descrição
A inseminação em tempo fixo (IATF) é uma importante ferramenta em qualquer modalidade de exploração relacionada à bovinocultura. Quando bem aplicada pode, além de viabilizar o melhoramento genético de forma mais rápida, incrementar a performance reprodutiva.Vem evoluindo numericamente a cada ano na Bovinocultura Brasileira. Em 2009 foram mais de 3 milhões de vacas inseminadas pela IATF. A realidade, porém é que os resultados da aplicação desta biotecnia são muito variáveis. Existem relatos de 5 a 70% de taxa de gestação. Os problemas que levam a esta variação e os resultados ruins são: não condução por pessoal realmente capacitado; não adequação da IATF as diferentes condições de cada propriedade, falta de capacidade de análise critica e escolha do protocolo, não conhecimento da real condição dos animais e não considerar os fatores extra-técnica. Além da utilização de um protocolo hormonal que seja realmente eficiente, são muitas as variáveis que interferem no sucesso desta técnica: nutrição, sanidade, ambiente e triagem correta das fêmeas são apenas algumas das mais importantes. Com certeza estas variáveis são as principais que levam a variação nos resultados de um mesmo protocolo, utilizado em Propriedades distintas. Todos os profissionais que aplicam ou indicam a IATF, precisam ter conhecimentos sobre o mecanismo de ação dos protocolos, pois somente assim podem ter condições de analisar e escolher aqueles mais adequados, ter critérios eficientes de seleção dos animais para que a técnica seja aplicada em fêmeas com reais condições de responder aos estímulos hormonais, e conhecimento de todas variáveis, em cada propriedade, que vão influenciar na taxa de gestação. Somente assim os resultados serão melhores, mais padronizados e previsíveis. Existe grande demanda de um profissional que tenha condições de oferecer serviços para projetar, implantar e conduzir um programa eficiente de IATF. Indicar a IATF é fácil, muitos recomendam. Difícil é fazê-la funcionar adequadamente!!! Esta é a opinião da maioria dos produtores.

Objetivos
Capacitar não apenas para indicar a IATF, mas para projetar, implantar ,acompanhar e avaliar os resultados de um programa de IATF. Discutir a utilização correta e eficiente da técnica de IATF, tanto em gado de leite ou corte, nos diferentes sistemas de criação. Com interesse para o profissional que pretende trabalhar com Consultoria ou Assistência Técnica em diferentes propriedades até aquele que visa um determinado sistema de criação. Foco no resultado. Discussão esta não apenas dos protocolos em si, mas em todas as situações que podem levar ao sucesso IATF, considerando as particularidades de cada propriedade. O curso pretende discutir não apenas informações técnicas, mas também profissionais referentes às formas de atuação, remuneração, contato com clientes etc.

Público alvo
Profissionais que atuam com Reprodução Animal e acadêmicos do penúltimo e último ano dos cursos relacionados.

Conteúdo (teórico e prático)
- O que é a IATF e o que ela pode trazer de benefícios a cada sistema de produção
- Porque, quando, como e onde utilizar a IATF
- Fisiologia reprodutiva da fêmea bovina;
- Principais patologias relacionadas a reprodução que podem interferir nos resultados da IATF;
- Importância e papel do Técnico nos Protocolos de IATF;
- Os 3 princípios básicos de todo protocolo de IATF eficiente;
- Avaliação critica dos protocolos. Que tipo de hormônio usar em cada situação e intervalos;
- Qual animal pode responder a IATF? Critérios de avaliação e triagem;
- Protocolos de IATF mais eficientes para cada categoria animal;
- Será que a IATF têm chance de funcionar nesta propriedade? Formas de avaliação das propriedades;
- A IATF dentro do manejo reprodutivo em gado de leite;
- Implantação e manutenção da Estação de Monta em gado de corte;
- Uso racional da IATF em Programas de Estação de Monta
- Softwares para controle reprodutivo;
- A IATF vale a pena? Como elaborar indicadores de performance e sua interpretação;
- Usando a IATF para alavancar demanda para os serviços de Consultoria e Assistência Técnica.


Professores
Coord. Prof. PhD Carlos Antônio de Carvalho Fernandes